“Bons Designers redesenham, Grandes Designers realinham”

Essa idéia era a coisa mais nova para mim, até pouco tempo atrás. Mas desde a leitura do texto Good Designers Redesign, Great Designers Realign (cujo título desse post é uma tradução literal), não consigo pensar se não for a partir desses termos.

Para entender a diferença: o redesign é reformulação total de um produto, enquanto o realinhamento é a reformulação a partir daquilo que já se dispunha anteriormente. Redesign é partir do zero, começar de novo. Realinhamento é quando a gente recicla tudo o que já fez (de bom ou de ruim) antes de partir dessa para outra coisa melhor. Redesign é uma mudança cosmética; realinhamento é uma mudança de sentido.

Esse conceito, transposto para outra área profissional, também funciona muito bem. E vou mais longe ao dizer que ele também serve para melhorar vários aspectos da nossa vida. Estamos sempre bolando uma revolução pessoal que em geral é tão miraculosa quanto irrealizável.

No meu trabalho como designer venho aplicando seguidamente a idéia de partir do que já se tem, mesmo em casos em que o cliente apresente um material gráfico pouco atraente. Atualmente estou realinhando um sistema de gerenciamento de envio de emails, e escrevi um texto muito parecido com este no blog do produto.

Na vida pessoal, essa reformulação é um desafio constante. Parece sempre mais fácil esquecer tudo de ruim que já passou e começar do zero. Por que não reciclar cada momento desperdiçado ou cada erro que gente cometeu? Tarefa difícil…

Desafio lançado!

Deixe uma resposta +

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s