Cartum & eu

A minha trajetória/interesse pelo Cartum — tipo de humor gráfico universal e atemporal — remonta a eras remotas da minha existência.

Me lembro de ver um colega desenhando, lá pelas primeiras séries do primário, e invejá-lo pelo facilidade de desenhar e pelo poder que tinha em sintetizar uma idéia num desenho estilo “simpsons”, ou seja, bem redondinho e econômico. A partir dali passei a perseguir essa “economia”, mas em geral acabava desenhando mais do que devia (ou do que queria).

Fiz um curso lá pelos 14 anos de “Cartum, Charge e Caricatura”, que são três modalidades do humor desenhado. Sobre a diferenciação dessas três, e sobre o cartum em especial, se baseou a minha monografia de Publicidade e Propaganda (PUCRS, junho de 2007). Acredito que foi o gosto por essa linguagem que me levou ao Design Gráfico e à Publicidade. Esta última tem muito de cartum: rapidez; sátira, ironia ou assemelhados; surpresa…

No curso de Artes Plásticas (UFRGS, concluido em 2009), trabalhei mais com essa matéria bruta, às vezes excedente da pintura, do desenho gestual, não tão preso à mesa ou à mão como em geral é o desenho de um cartunista ou desenhista de quadrinhos.

Hoje em dia mesclo um pouco da economia com o excesso, da sujeira com a limpeza, o que depende de fatores como o cliente para o qual estou prestando um serviço, ou a intenção de uma idéia gráfica, dentre outros.

1 Comment +

  1. Adorei o post amor. Ainda mais que foi publicado enquanto eu dormia hehehehehehehehehe. Mais, um pouquinho de ti…para os outros conhecerem e eu conhecer ainda mais.
    Te amo meu lindão.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s