Bad UX

Olha… isso bem que pode virar uma série, mas seria bem melhor não ir muito longe com essa idéia, não sou e não quero bancar o chato. Esse camarada aqui costumava postar com regularidade — hoje se dedica a tarefas mais nobres — algumas situações inusitadas de usabilidade e design roots (cartazes feito à mão, avisos colados na porta de banheiros corporativos…). Nem todas experiências negativas, como essa que eu compartilho abaixo, mas sempre curiosas.

Trata-se de uma situação que já aconteceu mais de uma vez e que, na minha opinião, merece o selo de bad user experience (má experiência do usuário): caixa de leite com tampa abre-fácil.

A promessa é clara: ˜Prática e não derrama”. Promessa não cumprida, por mais cuidado que se tome.

Caixa de Leite

O leite derramado gera aquela sensação de frustração que Don Norman descreve tão bem em O Design do dia-a-dia. ˜O que fiz de errado?… Como sou burro!” Ao longo do livro ele vai argumentando que as coisas não são bem assim, para, em determinado momento, se tornar uma espécie de auto-ajuda para usuários (no bom sentido).

Vaquinha Esguichadora
Eita, vaquinha esguichadora!

Então fica a minha dica aos fabricantes, como designer e usuário: se a tampa abre-fácil não agrega valor positivo ao produto, de volta ao básico!

Deixe uma resposta +

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s