Coisas que fazem de Porto Alegre uma cidade culturalmente mais interessante

No melhor estilo “a gente não quer só comida”, pensei em escrever sobre aqueles eventos culturais que tem uma permanência/persistência aqui em PoA, ou seja, aqueles eventos confirmados que já vêm acontecendo há um bom tempo e que provavelmente terão vida longa (assim esperamos).

Um deles é os shows que rolam no Santander Cultural aos domingos, sempre às 18h nos domingos. Pô, quando é que você ia pensar em ver João Donato e Danilo Caymmi — pra citar só alguns exemplos — a módicos 10 reais? Um projeto duradouro com preço simbólico (o mínimo a se esperar de um centro cultural mantido por uma instituição bancária, diga-se de passagem) que também tem trazido várias revelações musicais mais recentes.

Ainda em relação a shows de qualidade por preços ultra acessíveis, está o Festival de Inverno de Porto Alegre, que esse ano teve sua 6a. edição trazendo Arnaldo Antunes, dentre outros. Já fui a shows em outros anos a “agarantio”: esse evento é firmão!

Pra quem gosta de ler, de livros e de tormar uma cerveja à luz de velas, tem o Sarau Elétrico, de firmeza comprovada pelos seus mais de 10 anos de vida. Cabe ir de vez em quando. Com certa frequência também vale, mas dando um certo espaço entre uma vez e outra é mais difícil de enjoar dos tiques e manias do time fixo do Sarau. Os convidados especiais em geral dão uma apimentada divertida ao evento.

Pra fechar, um lugar que tem tudo pra ter longa vida e deixar um marca na cidade: o Espaço Jabutipê. Ele funciona tanto como atelier como galeria de arte, e tem como característica principal a do cara que é o mentor/articulador/dono do campinho: Antônio Augusto Bueno. Ele gosta de dar um passo de cada vez, como um Jabuti, e segue sempre firme como os Ipês roxo ou amarelo das ruas de Porto Alegre. Agora mesmo quando você ler esse post, ele vai estar lá, bolando uma nova exposição, catando gravetos ou amarrando linhas num pedaço de papel (escuta só o que eu te digo…).

4 Comments +

    1. Aline, é legal pra caramba! Fora o Antônio ser muito gente fina e ter um trabalho elaborado já de vários anos, ele tem um baita tino pra escolher as expos de lá. Fica ligada nas próximas…

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s