Design honesto

Nesse findi, acabei uma leitura que me deu muito prazer e que me trouxe boas idéias: Diseño (versão em espanhol para Terence Conran on Design), um livro de escrita fluida que terminei na estrada rumo ao interior do interior, num lugarzinho que caiu com uma luva pra fortalecer as melhores idéias do livro.

Ao longo dele, Terence Conran — um designer longevo e que portanto tem muita história pra contar — nos fala do design como um todo, ao mesmo tempo que se detém em partes específicas, como no design de produtos, de alimentos, de ferramentas, de ambientes de trabalho, de jardins etc. Em todas elas, perpassa uma idéia de que o design tem que ser justo naquilo que ele oferece, o design tem que ser honesto.

Por exemplo, ele comenta várias vezes sobre um dos seus ambientes prediletos, a cozinha. Não qualquer uma, mas aquelas que possuem em si as características de ambientes acolhedores e que fazem juz ao ritual que é cozinhar e se reunir com as pessoas que gostamos. Quem nunca participou de festas em que o ambiente mais agradável era ali, junto do forno e do fogão?

Essa ideía de um design franco e honesto, é questionada sobretudo quando discutimos tecnologia e tradição, dois campos que às vezes parecem não “se bicar”:

El diseño debería preocuparse de conservar lo mejor de lo antiguo y fomentar lo mejor de lo nuevo.

A proposição de Conran parece irrefutável. Mas é entre os desejos saudosistas e geeks que o design vai se definindo. E quem tem medida mais certa?

Uma pequena nota final: encontrei essa churrasqueira perto de um riozinho simpático, feita provavelmente por um grupo que se instalou ali pra pescar e acampar. Foi desenhada e executada com honestidade. Além de ser durável/sustentável, não há nela menos nem mais do que se esperaria de uma churrasqueira nessas condições. Mais adiante, um forno de tijolos de no mínimo 50 anos se erguia solitário, a despeito de não haver mais casa em torno dele.

0 Comments +

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s