A experiência de um Focus Group, sob pontos de vista diferentes

Focus Group realizado no Grupo RBS

A experiência de um Focus Group (ou Grupo Focal), assim como qualquer experiência do usuário (UX), pode ser a mais diversa possível. Ela está na cabeça de quem viveu. Vamos tentar explicar da maneira mais simples possível.

Nesse debate temos no mínimo três pontos de vista:

  1. o dos convidados,
  2. o do mediador,
  3. e o dos observadores.

Os convidados são chamados para uma reunião a que normalmente não estão acostumados, no ambiente controlado de um laboratório. Em geral, isso os deixa em estado de alerta mas, à medida que o mediador vai conduzindo a conversa, a tendência é a de ficaram mais à vontade (quem enxerga isso melhor são os observadores que estão olhando de fora).

Os primeiros tendem a pensar: “o que espera-se de mim nessa situação?”, o que os leva a opiniões mais polidas ou que têm muito em conta a opinião alheia. É o chamado efeito das expectativas, um dos tantos princípios universais do design. Essa tendência, para minha surpresa e de acordo com esse livro aqui, é a mesma em relação aos nossos queridos PCs, TVs, tablets etc. Sim, é isso mesmo: “o que meu computador espera que eu faça agora?”.

O mediador tem uma visão um pouco mais isenta, mas não de todo separada desse grupo. Ele se envolve, faz as coisas fluírem e também tem uma opinião (que normalmente tem que deixar de lado). Se o mediador vai bem, os convidados vão dar o melhor de si, e ambos sairão gratificados.

Os observadores, por sua vez, são aqueles que vêem os padrões que os de dentro da sala não conseguem ver tão claramente: como e por que algumas opiniões prevalecem; como cada um se comporta diante de determinadas questões… É ele que poderá desenhar um gráfico de rendimento/aproveitamento dessa dinâmica, mostrando quando a linha sobe, estabiliza e cai.

Em suma, cada um leva algo diferente para casa depois de uma experiência dessas.

0 Comments +

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s