UX, abreviaturas e nomes que damos aos bois

O nome que damos às coisas que usamos diariamente e, principalmente, as abreviaturas, podem dizer muito sobre o conceito que há por trás delas, ou ajudar a borrá-lo.

Só para pegar alguns exemplos simples e próximos a mim, num contexto de desenvolvimento para web:

  • CSS: Cascading Style Sheets, ou Folhas de Estilos em Cascata. Para fazer bom uso delas, é imprescindível entender o conceito de estilos em cascata para, quem sabe, mais tarde, evoluir para conceitos como o de LESS ou Sass. Mas antes que eu saia usando esses nomes por aí, é de bom tom que eu entenda melhor o que eles querem dizer, certo?
  • HTML: HyperText Markup Language, ou Linguagem de Marcação de Hipertexto. Tem coisas que já fazem parte do cerne de uma expressão e não precisam ficar sendo lembradas. Mas não custa nada: páginas em HTML são aquelas que contém hipertextos, que são textos que podem se ramificar em outros textos ou mídias (vídeos, fotos etc.), se confundindo com a própria idéia de web.
  • Blog: vem de weblog (WEB: a rede + LOG:  registro de eventos relevantes, termo bastante usado em computação). De weblog foi simplificado para blog, um nome mais de acordo com seu caráter popular e não necessariamente restrito à área de computação.

Mas porque todo esse interesse em siglas e nomes?

Afinal de contas, elas estão aí pra nos ajudar, pra facilitar nossa vida. Por que complicar? Eu só estou complicando pra esclarecer*.

O que é UX?

Você que trabalha com web já ouviu falar da UX (quem não, fique aqui, porque o tema é interessante). É a user experience (UX), ou experiência do usuário. É o que se passa com alguém quando está usando um produto ou serviço.

Uma experiência se dá num determinado contexto (na rua ou em casa, com chuva ou com sol), na cabeça e no coração de alguém (mexe com crenças e emoções). Só por esses três fatores vocês já entendem a complexidade da coisa…

O termo UX se tornou popular em empresas de tecnologia, sendo usado pra designar tanto a experiência quanto, informalmente, o sujeito que projeta a experiência (“o UX”, “o cara de UX” ou “o grupo de UX”)., como abreviação da abreviação UXD (User Experience Designer).

Podemos projetar/desenhar uma experiência?

Eu não sou o primeiro nem o último a fazer essa pergunta. Mas há um certo consenso de que não podemos desenhar uma experiência, o que parece bem razoável, por conta dos fatores citados acima (como controlá-los?). Alguns sugerem o uso de Design(er) para a UX no lugar de Design(er) da UX.

Num projeto web, quem é o responsável pela UX?

Todos. Pensem na equipe (desenvolvedores, designers, gerente de produto…) como a tripulação de um grande navio de cruzeiros marítimos. Na pior ou melhor das hipóteses, se qualquer um desses abandonar o navio, alguém dúvida que isso vai piorar a experiência do usuário?

Então, o que faz o UX Designer?

Alguns já decidiram não se chamar mais de UX Designers, por não fazer jus ao termo. (Sim, tem mais gente no mundo dando bola pras palavras). Os que ainda chamam, geralmente o fazem pensando em algumas práticas chaves:

  • Pesquisa com Usuários
  • Design Visual
  • Arquitetura de Informação
  • Design de Interação
  • Entre algumas outras.

Existe UX sem UX Designer?

Sim, pois me mesmo se ninguém zelar pela experiência do usuário, ela ainda vai continuar existindo.

Enfim…

Enfim, espero que isso tudo nos leve a alguns esclarecimentos sobre um termo tão abrangente que pode servir para práticas duvidosas como: fazer média, sem levar em conta o que ele de fato implica (tipo: “Olha mãe, sem as mãos!” ou “Olha mãe, eu faço UX!”)); esconder a inércia e a falta de conhecimento na área (“Nós já temos UX. E ponto.”); e pra intimidar os incautos (“A nossa área de UX…”).

———
* Zé, Tom.

Deixe uma resposta +

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s