“Menos é mais” como modelo de negócio

Gostaria de observar como alguns serviços que oferecem música por streaming têm apostado em princípios como a clareza para encontrar seu caminho junto aos consumidores.

Uso como exemplo o recente redesign do Grooveshark, que agora opta por uma interface mais econômica visualmente, além de oferecer opções mais “inteligentes” como ponto de partida (sugestões de músicas que já ouvi antes).

Groveshark redesenhado

Ao comparar com o site anterior, vemos que os espaços publicitários ganharam outro lugar, além de as opções de navegação (pelo menos num primeiro momento) terem diminuído.

Groveshark no design anterior

Será que isso tem a ver com uma reformulação na forma como esse (e os outros) serviços de música se rentabilizam? Veja o que o Grooveshark tem feito até então pra viver:

Formas de ganhar dinheiro: Publicidade e Assinantes. É um negócio lucrativo? Não se sabe.

Fonte: How do they make money?

Para comparar, veja como o Rdio, um serviço concorrente, já havia adiantado um pouco antes essa opção por uma interface mais livre de interrupções.

O Rdio opta por um modelo um pouco diferente de negócio: não há banners, mas no Brasil o serviço é associado a uma marca de telecomunicações.

Formas de ganhar dinheiro: Assinantes e Modelo ‘meio-pago, meio aberto’. É um negócio lucrativo? Não se sabe.

Pra fechar

O ponto principal que quero ressaltar aqui é que, a opção por construir um serviço de cara mais limpa, numa determinada etapa de desenvolvimento, pode denotar maturidade e uma escolha focada na satisfação do consumidor (e seus possíveis desdobramentos em termos de rentabilidade) como prioridade.

Deixe uma resposta +

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s