“Getting out of the building” e indo pra outro prédio

“Sair do prédio” — isto é, sair do escritório ou do zona de conforto do dia a dia da labuta — é uma experiência que quase sempre causa alguma admiração. É se mostrar disponível pra algo desconhecido.

Estou falando de um caso que me ocorreu essa semana, onde eu e minha colega (também designer) fomos fazer uma observação contextual, um pouco misturada com teste de usabilidade,  para observar o uso uma ferramenta que estamos desenvolvendo no Grupo RBS. O deslocamento foi de um prédio, o de desenvolvimento de produtos digitais, para outro, o da redação de Zero Hora, para vê-los operar essa ferramenta num dia comum, no seu ambiente nativo.

Nesse dia, os jornalistas da editoria de Esportes estavam às voltas com a renovação do contrato do técnico Vanderlei Luxemburgo pelo Grêmio, a ser confirmada. Um grupo escolar visitava redação, tirando fotos com os figurões. (Trecho do relato que fiz aos colegas de volta ao escritório)

Os nossos usuários-alvo eram colegas de empresa, pessoas conhecidas, com quem temos um bom relacionamento e alguma intimidade, apesar da distância física de uns 5km. A partir daí podemos pensar que o que vamos encontrar são coisas óbvias. Algumas de fato são, mas entre uma obviedade e outra, podem surgir observações interessantes.

A forma como vamos processar essas informações, óbvias ou não, é que nem sempre fica evidente logo de cara. Uma entrevista com usuário aqui, uma pesquisa contextual acolá, somada a um teste de usabilidade, mais alguns números e estatísticas… são essas atividades casadas que em geral vão fazer cair a ficha. E é aí que entra a inteligência do designer, em agregar e processar essas observações todas.

Deixe uma resposta +

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s