Teste de Usabilidade com os mais chegados

Questionado sobre como algumas empresas testam seus produtos, sem uma pesquisa formal, Jared Spool, pesquisador casca-grossa da área, afirmou que essas empresas fazem sim, testes de usabilidade. Só que de um jeito informal: com seus amigos, familiares e mais chegados.

Exemplo: no reconhecido caso da Apple, que afirma não fazer pesquisa com seus consumidores, primeiramente, eles desenvolvem produtos que gostariam de usar — telefones, computadores etc. Isso lhes dá a vantagem sobre outras empresas que tem que desenvolver produtos que não usam (ou não precisam usar no dia-a-dia). Além disso, esses produtos também estão no cotidiano das pessoas que os rodeiam.

Teste de Usabilidade é uma técnica que pode ser feita de mil maneiras, e é um consenso que ele deve ser feito com frequência e o mais cedo possível no desenvolvimento de um produto.

Nessa semana que passou, estava precisando testar a eficiência de umas mensagens com orientações a usuários. Se você é usuário de iPhone, já deve ter visto algo parecido: precisava dizer que o aplicativo usaria o serviço de localização do aparelho (no meu caso, isso era uma condição para seguir em frente), e que isso deveria ser configurado na tela de Ajustes.

Na versão iOS 6, os Serviços de Localização foram parar dentro da seção Privacidade. Ciente disso, abordei dois conhecidos meus… usuários diários de iPhone, com noção do que é configurar algo na tela de Ajustes, mas sem um background na área de desenvolvimento de produtos digitais (isto é, não-especialistas). Fui do geral ao particular para ver o que funcionava melhor em termos de orientação. Abaixo, a conversa:

mensagens-iPhone

Na primera conversa, a pessoa logo deixou claro que era necessário alguma identificação com a área Privacidade.

No segundo caso, quando abordei de forma mais mais genérica (“Vá em ajustes e encontre o Serv. Localização lá…”), houve confusão, e a essa pessoa relacionoua orientação com o iCloud, que não era o que eu pretendia.

Com um instrução mais clara e precisa (também citando Privacidade), a tarefa foi cumprida com sucesso.

Pra fechar…

Isso tudo pra dizer que você pode testar seu produto de diversas formas e, em alguns casos, testes simples como esse podem ajudar a melhorá-lo indiscutivelmente.

Deixe uma resposta +

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s