Marketing digital: como validei e divulguei uma idéia usando a rede

Publico aqui a estratégia, ou descrição passo a passo de uma ação que fiz pra divulgar um curso que estou dando pela primeira vez. Chamo de estratégia porque, aqui e ali, consegui mapear causas e consequências e, nos fim das contas, tudo correu bem. Se não tivesse dado, eu não chamaria de estratégia (hehe).

1o. passo) Pesquisa encaminhada para umas 12 pessoas próximas — mas não tão próximas, não do tipo das que a gente vê todo dia… pras respostas não sairem condescendentes–, possíveis interessadas e replicadoras da idéia de um curso de UX.

O resultado foram 60 respostas, contando com as dos mais chegados. Ou seja, uma proporção de 1 conhecido pra 5 desconhecidos. E assim consegui uns 50 emails “quentes”!

Obs.: testei a tese desse livro, que diz que para ter sucesso numa comunicação, o bom é usar a boa e velha indicação.

2o. passo) Quando estava com tudo quase pronto pra lançar a página e o vídeo do curso, mandei um email antecipando o fato para os potenciais early birds (aqueles 50 que, supostamente, se inscreveriam cedinho). Aí já deu pra comprovar que os emails eram de gente interessada: nas estatísticas de envio do Mailchimp, nenhum email voltou ou foi pra caixa de spam, e ninguém pediu pra tirar o nome da lista (ver Marketing de Permissão).

3o. passo) Como a página do curso no nos.vc foi logo publicada (dependia de aprovação), mandei um outro email pra dar as coordenadas em primeira mão pra esses interessados, como havia prometido. As estatísticas foram as mesmas, com uma taxa de abertura um pouco menor, mas ainda assim boa: 59,6% abriram o email. Daí veio a primeira inscrição.

4o. passo) A partir da publicação da página, começou a rolar uma divulgação espontânea de conhecidos recomendando de alguma forma o curso (Facebook). Daí sairam mais 3 inscrições, é muito provável).

5o. passo) No dia seguinte, eu mesmo divulguei pela primeira vez nas redes sociais, em um grupo de interessados em tecnologia (Facebook). E a espontânea seguiu seu curso. Até o final do dia, mais 4 pessoas.

6. No terceiro dia, mais uma divulgação minha em um grupo de interessados em design e logo em seguida e essa publicação, fecharam as 2 últimas vagas.

A quem isso possa interessar

Direciono esse passo a passo àqueles que se interessam pelo fluxo de mensagens na rede, com ou sem fins comerciais.

O fato é que a internet nos disponibiliza várias ferramentas, e combinando-as bem dá pra saber o que funciona (ou o que não) sem dispender muita energia ou grana.

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