5179946914_c7a88bed77_b

Pergunta: “O que preciso fazer pra ir pra área de UX (User Experience)?”

A partir de uma conversa com uma desenvolvedora de software que fez o Minicurso de UX comigo, querendo saber como entrar nessa área de UX (User Experience).

ela: eu ando pesquisando um monte sobre trabalhos na área de UX, e o que eu leio muito é a questão de ter que saber/ter estudado sobre design para poder ser dessa área.

eu: sim, acho ter um bom fundamento em design é importante.

ela: uhum, mas para começar, tem alguma área que de pra aprender sobre, para então ir pro UX? … eu vi que tem um pessoal que era web designer e foi pra UX.

eu: é super válido, mas não é indispensável




 ser designer para “ir pra UX”. tu pode muito bem ser desenvolvedora e ser “de UX”. na real, tu não vai pra UX… ele vai até ti.

ela: sim, o desenvolvedor que não é aquele ser fechado que só pensa em código e mais código. ele acaba também pensando na questão da usabilidade, em como fazer aquilo que foi passado da melhor forma e tal. eu pelo menos penso assim.

eu: sim! exato. porque UX não é bem uma área. é um jeito de encarar as coisas. aí é que tá o lance!

ela:  sim, 




penso assim também.

(…)

ela: mas para poder trabalhar com a usabilidade e melhor experiencia tem que estar em um lugar que dê bola pra isso, né? e tem muuuuitos lugares onde isso não acontece. assim como deve ter empresas que fazem isso, mas na real nem usam o UX como nome de um cargo.

eu: é. as coisas não são muito óbvias nesse sentido… como tu falou: “empresas que fazem isso, mas na real nem usam o UX como nome de um cargo”. essas são as que valem a pena, mas como identificá-las? e as que usam só o nome, como fazê-las de fato se (pre)ocupar com UX? quando descobrir me fala, hehe.

ela: tentei mudar algumas coisas aqui na minha empresa, mas não fui muito feliz.

eu: não desiste. 



eu passo pelo mesmo, todo o tempo.

ela: bom… agora sei que não preciso especificamente procurar por uma vaga de UX, mas sim um lugar que tenha esse conceito aplicado na empresa. ou melhor ainda, não preciso fazer uma graduação de design pra poder trabalhar com isso \o/

eu: justo.

[Foto: mollystevens]

Deixe uma resposta +

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s