8652007495_485f7a768a_k

O que é Design? Uma tentativa de definição abrangente

A partir do interesse em definir o que faço, e de dar um sentido pra isso, cheguei a esse definição de Design, que é um resultado de tudo que já li e observei sobre o assunto.

Design é fazer uma escolha consciente — dentro do espaço e do tempo — para atingir um objetivo.

Gostaria que ela fosse o mais ampla possível, e não se restringisse a um ou outra modalidade (Design Gráfico, Design de Interação, Design para a UX…). Deixa eu mostrar o que quis dizer com cada uma das partes:

…fazer uma escolha…

Sim, por supuesto. Escolher um caminho, uma forma, um fluxo, uma cor, uma palavra ao invés de outra. Eliminar opções. Eleger uma delas (ou mais de uma).

…consciente…

O “consciente” diz respeito ao fato de que essa escolha não é feita ao acaso. Não se decide no par ou ímpar. Por mais que seja design não-intencional (ver vídeo explicando o que é), aquele que, mesmo desconhecendo a realidade do mundo, parte de boas práticas e de uma idéia que parece minimamente razoável.

…dentro do espaço e do tempo…

O Design como algo contextual. Essas escolhas conscientes estão situadas numa determinada cultura e época, e não fogem a essas limitações. Pergunta: algumas coisas conseguem ultrapassar essa barreira? A título de exemplo, ver essa cafeteira.

…para atingir um objetivo.

Qual o resultado que se espera com essas escolhas conscientes e delimitadas no espaço-tempo? Um determinado comportamento, uma reação? Cabe dizer que essas escolhas não são gratuitas nem desinteressadas.

Design é… (de volta ao início)

Bom, a essas alturas alguém poderia dizer: “Qualquer um pode fazer isso, ‘uma escolha consciente etc etc…’! Ah, e no lugar de Design, eu poderia incluir Engenharia, Culinária ou praticamente qualquer ofício”. De fato. Há inclusive quem diga que a habilidade de fazer design não é algo exclusivo de designers, mas seria algo comum aos homens. Eu avisei, a definição era pra ser abrangente, não excludente :-)

[Update 02/09/2014]: Numa conversa no FB, um amigo que estuda o design + educação comentou sobre a dificuldade de se definir a atividade, se é que podemos chamá-lo assim:

Eu tinha pensado em começar minha dissertação falando sobre as (in)definições do Design, mas logo vi que era um mato sem saída, pois qualquer definição depende, nas palavras de Alain Findeli (conceituado professor da área, em artigo de 1990) “se o design é considerado como uma ideia, um conhecimento, um projeto, um processo, um produto ou, até mesmo, um modo de ser.”. As transformações pelo qual o campo do design passou, com suas novas ênfases; as distorções que ocorrem com o próprio termo (projeto, desenho, desenho industrial, design de sobrancelhas, design thinking); e outros tantos fatores fazem com que a tarefa de propor uma definição para o design possa ser contestada de mil formas. Depende do olhar.

[Update 15/09/2014]: Gostei bastante dessa definição nesse post sobre o métier de designer gráfico:

(…) graphic design is about creating things with stories, for people to use.

[Update 29/11/2014]: Então o Paul Rand entrou na conversa :)) Citações retiradas do livro “Conversations with Students“.

Design = content + form

"Conversation with students", com Paul Rand #books #design

A photo posted by Thiago Esser (@thiagoesser) on

Design is relationships

No livro, ele fala de relações entre formas e cores, algo mais ligado ao design gráfico, pelo que me lembro. Por exemplo, se eu escolho um quadrado vermelho, como seria a relação disso com um retângulo preto? Mas dá pra imaginar também: se eu escolho publicar artigos num aplicativo mobile, como seria a relação destes mesmos artigos publicados numa revista impressa (design estratégico)? E mais amplamente ainda, qual a relação das escolhas de design com o contexto onde essas decisões se inserem (local, tempo, cultura)?

Design is relationships. #paulrand

A photo posted by Thiago Esser (@thiagoesser) on

(Foto: desescribir)

Deixe uma resposta +

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s