2970468736_0fdb725f9f_o

Meus comentários sobre texto com “5 tendências para design de sites e-commerce em 2016”

Comentários em cima de cada tendência descrita no artigo 5 Ecommerce Site Design Trends for 2016.

1. Common User Interface Design Patterns

In the past few years, site designers have been settling, in a sense, on several widely used design patterns.

Isso é bom (porque as pessoas já sabem o que esperar de elementos de UI), embora a homogenização dos sites possa tornar a coisa meio chata e previsível. Esse texto fala sobre como essa consolidação de padrões está acontecendo no mundo flat: www.nngroup.com/articles/flat-design-long-exposure

2. Card and Card-like Layouts

In the website design vernacular, a “card” encapsulates images, text, and other resources associated with a single topic.

Cardificação? Taí uma tendência legal. Uma possível solução à bannerização (se for ver pelos exemplos do artigo, se parecem muito com banners), com a vantagem de que os card podem ter infos mais dinâmicas.

3. Pop-ups and Interruption Merchandising

Interestingly, this sort of interruption marketing is making a comeback in website design.

A volta das pop-ups, agora sem bloqueador :) Será que compensa, interromper a pessoa pra pedir o e-mail? É possível um balanço “satisfação do usuário + negócios” nesse caso? O próprio site do artigo tem um exemplo de modal um pouquiiiinho menos interrompedora.

Modal-News

4. Large Photography and Videos

You do not need to look too far to see examples of big pictures on ecommerce sites.

Taí uma coisa que me intriga: se olhar para os sites de e-commerce premiados (www.awwwards.com/websites/e-commerce), verá essa tendência consolidada, porém, também vai notar que são lojas que funcionam mais como boutiques do que varejo. Este último parece não poder se dar ao luxo dessa grande imagem pra “criar um clima”.

E além disso tem a discussão de que, com essas fotografias grandonas ocupando toda a primeira tela (above the fold), a gente não tá dando o recado logo de cara. E dar o recado logo de cara é o que a maioria dos e-commerces quer, né?

5. Dynamic Views

Watch for this to change in 2016, as more sites begin to use dynamic views that rely on JavaScript and Ajax.

Vejo esse cenário: os desenvolvedores de e-commerce com sangue no olho pra aplicar um monte de coisa legal que dá pra fazer com JS e Ajax, ao mesmo tempo que estamos olhando pra tendência 1. Os dois se conversando — e não no sentido de repetir tudo o que já está, mas sim no de criar coisas novas que sejam largamente aceitáveis — dá pra fazer chover!

(Foto)

Deixe uma resposta +

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s