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Referências (nem tão) definitivas sobre User Experience #UX

Esta é uma série de links que venho juntando ao longo do tempo… artigos, posts, apresentações que passam bem o recado sobre a abordagem de User Experience (UX) ou Experiência do Usuário. Não é uma lista definitiva nem completíssima, mas deve dar um visão bem abrangente sobre o assunto, para quem chegou agora ou já é faixa preta. Nota: a maior parte dos conteúdos está em inglês.

Conceito: O que é UX?

Para começar a conversa, algumas definições :)

Definição de UX

Sem muita enrolação, essa é a definição de Jakob Nielsen e Don Norman: “Summary: ‘User experience’ encompasses all aspects of the end-user’s interaction with the company, its services, and its products.” O segundo autor, inclusive, é o que aparece no video com o dedo em riste.
Artigowww.nngroup.com/articles/definition-user-experience

O que é UX Design e o que faz um UX Designer?

Vídeo que apresenta, de forma visual e didática, um pouco da definição e do processo UX, dando uma boa ênfase ao perfil do profissional envolvido com isso.
Vídeowww.youtube.com/watch?v=Ovj4hFxko7c&feature=em-subs_digest-vrecs

Design Centrado no Usuário

Nessas apresentações, Érico Fileno apresenta o que está por trás da abordagem de design contemporânea, centrada no usuário.
Slides: 

www.slideshare.net/efileno/aula1-minicurso-sobre-design-centrado-no-usurio
www.slideshare.net/efileno/aula-2-minicurso-sobre-design-centrado-no-usurio
www.slideshare.net/efileno/aula-3-minicurso-sobre-design-centrado-no-usurio

Super heróis e vilãos no Design

Nessa apresentação, Aral Balkan fala sobre o fato de vivermos na era da experiências e de como UX funciona nas organizações: “What about our business? (…) Great design  is your business plan!” (cerca de 07:00)
Vídeovimeo.com/70030549

De onde vem a UX?

Para entender UX e ver que a abordagem não foi inventada agora, Leah Buley conta a história desde o taylorismo até o advento da web. Esse infográfico complementa o texto.
Artigowww.uxbooth.com/articles/where-ux-comes-from

Design for behavior (ao invés de Design da experiência)

Em resposta à polêmica pergunta “pode uma experiência ser projetada?” — uma vez que a experiência pertence a cada um — ,  Jared Spool conta uma história sobre o design de brinquedos na Disneyworld e como podemos projetar para influenciar comportamentos.
Podcast: web.archive.org/web/20150909234151/http://www.muleradio.net/mistakes/105 (Arquivo mp3)

A diferença entre UX design e Web design

Com o surgimento do UX designer, surge a questão: qual a diferença dele/a para um/a  web designer?  
Artigo:
 uxmastery.com/the-difference-between-web-design-and-ux-design

Guarda Chuva de UX

Projetar para a experiência do usuário implica uma série de disciplinas ou especialidades. (Essa parte da lista ainda está bem incompleta, dicas de conteúdos são bem vindas).

PESQUISA COM USUÁRIOS

Métodos de pesquisa

Essa é um lista com os métodos mais indicados para realizar pesquisa com usuários.
Artigo:
 web.archive.org/web/20140612014758/http://muledesign.com/2011/03/designed-with-science-a-bit-about-our-research-methods/

Por que em alguns momentos é melhor não apresentar sua ideia

Rob Fitzpatrick apresenta a ideia de que, validar ideias — principalmente em momentos de maturação — pode ser um engano. Ao invés disso, que tal focar em problemas e, se decidirmos criar alguma solução, um possível comprometimento por parte dos usuários em potencial?
Vídeo:
 videos.theconference.se/rob-fitzpatrick-not-presenting-your-idea

Qualquer pesquisa é melhor do que nenhuma pesquisa

Um post que orienta a melhor forma de fazer pesquisa dada as restrições de tempo que tivermos, além de orientações que temos que ter em mente na hora de fazê-la.
Artigoblog.intercom.io/any-research-is-better-than-no-research

Um guia para conduzir entrevistas com usuários

Esse vídeo demonstra na prática como uma entrevista ou teste pode ser conduzido. 
Vídeo:
 www.youtube.com/watch?v=U9ZG19XTbd4

Formas de comunicar achados de pesquisa

Por mais evidentes que sejam os achados, eles podem não ser óbvios para quem os viu com os próprios olhos. Por isso a necessidade de engajar os stakeholders de maneira mais efetiva (do que com aqueles relatórios que nem são lidos).
Artigo:
 www.epicpeople.org/case-study-in-communication-design

Uma amostra de como dá para criar e compartilhar resultados em um ambiente de desenvolvimento de produto.
Artigo:
 gds.blog.gov.uk/2014/09/03/vertical-campfires-our-user-research-walls/

Exemplos de formulários de pesquisa e recrutamento bem projetados

No meio a tantos formulários online que deduzem mal informações sobre nós e feitos às pressas — hoje não requer muita prática criar um no Google Forms ou Typeform  –, volta e meia dou de cara com alguns que foram projetados com cuidado.
Formulários:
– lulileslie.typeform.com/to/yO02Ua
– docs.google.com/forms/d/1q34apZYkMzqNFdHzwhNkycn_Cj4eAAEzb1X5Fh5zqj0/viewform?c=0&w=1

REDAÇÃO

A importância das palavras na experiência do usuário

A parte textual de uma interface se tornou tão ou mais importante que os elementos visuais. E é um ofício que traz todo um universo consigo.
Artigo: https://medium.com/re-form/what-is-narrative-ux-9400664660af

Seguindo essa mesmo linha, este artigo adverte: “Writing becomes more and more important to our craft“.
Artigo: uxdesign.cc/my-website-is-now-conversational-here-is-what-i-learned-7e943cc6ace0#.lvmsn1y4t

Um guia feito pela equipe do Mailchimp para todos os lugares onde veiculam suas mensagens.
Site: voiceandtone.com

Um estudo de como o tom de voz influencia os usuários.
Artigo: www.nngroup.com/articles/tone-voice-users

Seção com guia de como escrever e se comunicar com usuários, com dos e don’ts.
Página: material.google.com/style/writing.html

Projeto de UX: processos e ferramentas 

Para rodar um projeto pensando em experiência do usuário, você não vai querer reinventar a roda toda vez, certo? A seguir, uma lista de ferramentas utilizadas com frequência por designers, junto ao seu processo mostrado sem mistério.

Definição de problema

Definir bem um problema, como (e se) queremos resolvê-lo, é uma parte fundamental dos processos centrados nas pessoas. O artigo abaixo esmiuça essa etapa detalhadamente.
Artigo:
 hbr.org/2012/09/are-you-solving-the-right-problem

UX Apprentice

Um passo a passo sobre as etapas de definição da UX, com um teste de conhecimento logo em seguida.
Site: www.uxapprentice.com

Style guides

Style guides (ou guias de estilo) são uma forma de dar consistência aos elementos de interface, assim como documentá-los para sua equipe
Site: styletil.es
Guia para criar style-guides: www.nngroup.com/articles/front-end-style-guides
Lightning Design System (style-guide da Salesforce): www.lightningdesignsystem.com
Pattern Library (Mailchimp): ux.mailchimp.com/patterns/forms

UX Project Checklist

Um cheklist bem extensivo com etapas de um projeto de UX.
Checklist: uxchecklist.github.io

Métodos e entregáveis de UX

Um guia com etapas e artefatos gerados em cada um delas. 
Sitefabricio.nu/metodos

Design Process: Double diamond

Um descritivo das etapas porque passamos em um projeto, de forma fácil de visualizar e memorizar.
Artigo: Ver resultados no Google Images

Design Thinking 101

O processo de design explicado para pessoas de qualquer área, vulgo Design Thinking :) 
Artigo:
 www.nngroup.com/articles/design-thinking

Nesse vídeo, Ellen Lupton conta a história de como pensou em uma forma de melhorar a experiência em um hospital, numa amostra clara do que é o design thinking.
Vídeo, aos 01:25: 
vimeo.com/42175536

Um workshop para mapear serviços (e evoluí-los)

Uma ferramenta para destrinchar serviços (digitais ou não) e propor melhorias.
Slides: pt.slideshare.net/zaic/workshop-using-service-blueprinting-to-evolve-services

Mapa de jornada do usuário

Os mapas servem para descrever experiências de forma mais holística, indo além do simples uso ou compra.
Vídeo: vimeo.com/78554759

Como criar um Conceito de Design

Um bom framework para se usar no início de projetos. Você pode começar a pensar em ideias de design muito antes de desenhar algo.
Artigo: www.vanseodesign.com/web-design/design-concept-thoughts

Definindo a sua estratégia de UX

Definir a estratégia de UX é pensar, desde o início da definição de produto, o tipo de experiência que você quer promover, no que vai se diferenciar dos outros etc. 
Resumo visual:
 thiagoesser.com.br/2016/01/07/ux-strategy-o-livro-do-chacal-por-jaime-levy-um-resumo-visual-do-framework

Padrões ou guias de Interface do Usuário (UI)

WEB

Good UI

Uma série de recomendações para interfaces web, esse mundo em constante mudança, às vezes meio sem lei. 
Site:
 goodui.org

Padrões de interface web

Biblioteca de padrões de interface, com exemplos e argumentação do porque usá-los
Sites:
– ui-patterns.com/patterns
– patternry.com/patterns

Formulários

Como desenhar melhores formulários, a partir de uma série de boas práticas já consolidadas. 
Artigo 1:
uxdesign.cc/design-better-forms-96fadca0f49c#.vb20fgk2b
Artigo 2: uxdesign.cc/alternatives-to-placeholder-text-13f430abc56f#.pvdmvqsqn

Mensagens de Erro

Um guia para compor mensagens de erro.
Artigo:
 www.userfocus.co.uk/articles/errormessages.html

Num breve resumo, mostro qual a estrutura que está por trás de mensagens de erro ou alerta.
Resumo visual:
thiagoesser.com.br/2013/07/01/anatomia-de-uma-mensagem-de-erro-ou-alerta

Dark Patterns (Padrões “do mal”)

Agregado de diversos padrões de design que prejudicam propositalmente seus usuários.
Site: darkpatterns.org

Artigo com exemplos de padrões do mal.
Artigo:
 http://www.tableless.com.br/padroes-de-ux-mal

Entrevista mostrando que algumas más práticas são combatidas por lei.
Artigo:
www.90percentofeverything.com/2014/08/26/some-dark-patterns-now-illegal-in-uk-interview-with-heather-burns

MOBILE

Tamanhos das áreas pressionáveis

Sugestões de tamanhos de área pressionáveis em aplicativos mobile.
Artigo: www.lukew.com/ff/entry.asp?1085

Equívocos comuns sobre touch

Artigo sobre como funcionam as áreas pressionáveis em dispositivos móveis, esclarecendo a diferença entre touch targetvisual target, e como podemos evitar erros.
Artigo: www.uxmatters.com/mt/archives/2013/03/common-misconceptions-about-touch.php

Como seguramos dispositivos móveis

A partir de observações de pessoas segurando dispositivos, autor fala sobre as limitações de cada cenário.
Artigo: alistapart.com/article/how-we-hold-our-gadgets

Nativo vs. Web

A diferença entre aplicativos nativos, web ou híbridos, e qual deles escolher se formos criar uma solução.
Artigo: www.nngroup.com/articles/mobile-native-apps

Artigo que faz considerações semelhantes ao artigo acima, um pouco mais a fundo.
Artigo: mobile.smashingmagazine.com/2012/06/18/mobile-considerations-in-user-experience-design-web-or-native/

Guidelines iOS (Apple)

Site com princípios e recomendações feitas por designers da Apple.
Site: developer.apple.com/ios/human-interface-guidelines

Guidelines Windows

Recomendações e documentação para todas interfaces Windows (mobile e outros dispositivos).
Site: developer.microsoft.com/en-us/windows/design

Material Design (Android/Google)

Princípios de design aplicados a produtos ligados ao ecossistema do Google, como o Android. Se aplica a todos os dispositivos.
Site: material.google.com

As diferenças entre sistemas operacionais mobile

“Entenda porque seu aplicativo de Android não deve ser igual ao de iPhone”: essa diferença era mais gritante há um tempos atrás, mas a discussão continua válida.
Slides: pt.slideshare.net/hperticarati/contexto-e-familiaridade-porque-apps-de-android-no-devem-ser-iguais-aos-de-iphone

Esse outro artigo levanta a mesma bandeira.
Artigo: medium.com/@michalacler/hey-designers-theres-a-thing-called-guidelines-94d43d5daf75#.oxw5eatjb

Responsive News BBC

Projeto para tornar o site da BBC completamente responsivo.
Site: responsivenews.co.uk/

Tabelas responsivas

Possíveis soluções responsivas para dados tabulares.
Artigo: 
www.maxdesign.com.au/2013/03/22/simple-responsive-table/

Tudo é um remix

Nada se cria, tudo se copia?
Vídeo: 
vimeo.com/81745843

TV

Apresentação sobre padrões de navegação para TVs (ainda num momento sem muitas Smart TVs).
Slides:
 http://www.slideshare.net/rquaresma/tv-interatividade-9887494

Estudo sobre interface e interações em TVs.
Apresentação: www.behance.net/gallery/TVDi-Interactions-Studies/5868713

Princípios Universais de Design

Princípios são como os guidelines, só que menos prescritivos e mais universais — se aplicam às várias disciplinas de design.

Principles of User Interface Design

Princípios para UI Design, mas que podem ser usados de forma ampla.
Site: bokardo.com/principles-of-user-interface-design/

Design Principles

Princípios de design escritos pela esquipe do governo britânico.
Site: https://www.gov.uk/design-principles

Mitos de UX

Mitos servem para reforçar os princípios de design, cuja finalidade principal é derrotar os primeiros.
Site: uxmyths.com

Fundamentos do Design

Esse curso aborda os princípios universais básicos do design.
Curso: www.codeschool.com/courses/fundamentals-of-design

UX para e-commerce

E-Commerce Usability Research
baymard.com

E-Commerce Search Usability (específico sobre Busca)
baymard.com/research/ecommerce-search

6 Mobile Checkout Usability Considerations (específico sobre Checkout)
baymard.com/blog/mobile-checkout

The anatomy of a credit card payment form
gabrieltomescu.com/blog/2015/6/27/anatomy-of-a-credit-card-form

User Experience Impacts on eCommerce
medium.com/@LetsAlign/user-experience-impacts-on-e-commerce-a5a953eb76e6#.7i5zbexsg

Topic: E-commerce (Nielsen Norman Group)
www.nngroup.com/topic/e-commerce

Ten Requirements For Making Home Page Carousels Work For End Users (If Needed)
www.smashingmagazine.com/2016/07/ten-requirements-for-making-home-page-carousels-work-for-end-users

Livros

Minhas leituras 
locomotivo.com.br/tag/livros

Minha conta no instagram (onde posto fotos de livros que leio)
instagram.com/thiagoesser

The Only UX Reading Ever
medium.com/@span870/the-only-ux-reading-list-ever-d420edb3f4ff

Don’t make me think
www.sensible.com/dmmt.html

Rocket Surgery made easy
www.sensible.com/rsme.html

O Design do dia-a-dia
www.saraiva.com.br/o-design-do-dia-a-dia-1563428.html

Design is a Job
www.abookapart.com/products/design-is-a-job

Guia para projetar UX
www.saraiva.com.br/o-guia-para-projetar-ux-2858799.html

Designing the Editorial Experience + Conversations with students
instagram.com/p/uJEjF5uLvd

The Sketchnote Workbook
locomotivo.com.br/2014/10/29/to-dentro-the-stechknote-workbook-do-mike-rohde-im-in-the-stechknote-workbook-by-mike-rohde/

The UX guide book for Product Managers
instagram.com/p/rr1lFMuLrF

Designing for emotion
instagram.com/p/qRvGoCOLmg

Change by design
instagram.com/p/ns_L4GOLnL

Gestão Estratégica do Design
instagram.com/p/nQpoLLuLqn

Grouped
instagram.com/p/a8swACuLry/

Grids + Layout + Design Th!nking
instagram.com/p/YDMBbeuLl0

Chief Culture Officer (CCO)
instagram.com/p/Ud5v1AuLs5

Direto ao ponto
leanpub.com/diretoaoponto

Design de Interação
– instagram.com/p/xuY_2POLgu/
– books.google.com.br/books?id=d_s4AgAAQBAJ&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false

Gestão do Design
instagram.com/p/xuYoRSOLv4/

Vamos fazer Design de Interação?
designdeinteracao.com.br/wp/wp-content/uploads/2013/10/vfdi.pdf

The Biggest list of 35 FREE UX Books
www.keepitusable.com/blog/?p=2291

 

(Foto: santea on flickr)

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