Na seção de palestras da comunidade no Interaction South America, no #isa16, Pedro Belleza e yo apresentamos em espanhol sem nenhum medo de ser feliz. Falamos para países da América Latina que ainda não possuem um evento nacional para contrabalancear a falta que fazem encontros como o ISA pelo resto do ano.

Nosssa submissão: “Cómo organizar una conferencia de UX de gran magnitud: el caso UXConf BR”

Pedro Belleza y Thiago Esser participan desde hace mucho tiempo de una gran variedad de eventos acerca del tema de UX como por ejemplo el Interaction South America. Un día se dieran cuenta qué estes eventos ocurrían en muchos lugares pero nunca en Porto Alegre, ciudad donde viven. La falta de un evento de UX en sua ciudad combinado con el deseo de fortalecer sus propias profesiones fueran algunas de las razones por lo cual ellos decidieron crear a UXConf BR, que en un corto espacio de tiempo y solamente dos ediciones después se hubiera convertido en el más grande evento de UX de Brasil de la actualidad.

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En esta charla, Pedro y Thiago van a compartir importantes recomendaciones y consejos para que usted pueda organizar su propia conferencia de UX. Cuáles son los factores claves para el éxito, cual las principales dificultades y cómo superarlas.

La idea tras esa charla es despertar el ímpetu de crear algo importante, que tenga un profundo impacto en toda la comunidad de UX, principalmente a la gente de países de latinoamérica que aún no poseen un evento anual de grandes proporciones.

Pela 4ª vez consecutiva, apresento algo no dia dedicado a palestras da comunidade no Interaction South America, no #isa16 que aconteceu em Santiago do Chile.

O assunto estava gravado com tinta fresca na minha mente, depois de ser avaliador de palestras em eventos com o TDC e a UXConf BR (onde também sou organizador). O mote foi “qualificar as submissões para que as boas ideias não morram na beira da praia”. Espero que o tema ressoe com bastante gente da comunidade.

A minha submissão (que passou!): “3 razões por que a sua palestra não foi aprovada nessa conferência, e a dela/dele foi”

Você teve uma boa ideia de palestra, mas ela não passou nessa (ou em outra) conferência. Há no mínimo 3 razões para isso ter acontecido: 1) você não teve coragem de inscrevê-la (deixa disso!), 2) a descrição da sua palestra não ficou muito clara ou 3) você não conseguiu chamar a atenção do juri e ter um voto positivo dele.

Nessa palestra relâmpago, eu vou mostrar com superar o medo de mostrar as suas boas ideias e fazer uma descrição “do cacete” para sua palestra, em alguns passos bem simples. Também vou mostrar como isso pode ser bom para sua carreira — como designer, especialmente.

Eu já submeti palestras e fui aprovado nos últimos três Interaction South America, além do Interaction 16, a conferência global do IxDA, em Helsinque. Tenho experiência adicional na seleção de palestras em outras conferências, como a UXConf BR, da qual sou um dos criadores.

Retrospectiva #isa16 los sketches de Franz a partir de mi meta-charla

A photo posted by Thiago Esser (@thiagoesser) on

Esta é uma série de links que venho juntando ao longo do tempo… artigos, posts, apresentações que passam bem o recado sobre a abordagem de User Experience (UX) ou Experiência do Usuário. Não é uma lista definitiva nem completíssima, mas deve dar um visão bem abrangente sobre o assunto, para quem chegou agora ou já é faixa preta. Nota: a maior parte dos conteúdos está em inglês.

Conceito: O que é UX?

Para começar a conversa, algumas definições :)

Definição de UX

Sem muita enrolação, essa é a definição de Jakob Nielsen e Don Norman: “Summary: ‘User experience’ encompasses all aspects of the end-user’s interaction with the company, its services, and its products.” O segundo autor, inclusive, é o que aparece no video com o dedo em riste.
Artigowww.nngroup.com/articles/definition-user-experience

O que é UX Design e o que faz um UX Designer?

Vídeo que apresenta, de forma visual e didática, um pouco da definição e do processo UX, dando uma boa ênfase ao perfil do profissional envolvido com isso.
Vídeowww.youtube.com/watch?v=Ovj4hFxko7c&feature=em-subs_digest-vrecs

Design Centrado no Usuário

Nessas apresentações, Érico Fileno apresenta o que está por trás da abordagem de design contemporânea, centrada no usuário.
Slides: 

www.slideshare.net/efileno/aula1-minicurso-sobre-design-centrado-no-usurio
www.slideshare.net/efileno/aula-2-minicurso-sobre-design-centrado-no-usurio
www.slideshare.net/efileno/aula-3-minicurso-sobre-design-centrado-no-usurio

Super heróis e vilãos no Design

Nessa apresentação, Aral Balkan fala sobre o fato de vivermos na era da experiências e de como UX funciona nas organizações: “What about our business? (…) Great design  is your business plan!” (cerca de 07:00)
Vídeovimeo.com/70030549

De onde vem a UX?

Para entender UX e ver que a abordagem não foi inventada agora, Leah Buley conta a história desde o taylorismo até o advento da web. Esse infográfico complementa o texto.
Artigowww.uxbooth.com/articles/where-ux-comes-from

Design for behavior (ao invés de Design da experiência)

Em resposta à polêmica pergunta “pode uma experiência ser projetada?” — uma vez que a experiência pertence a cada um — ,  Jared Spool conta uma história sobre o design de brinquedos na Disneyworld e como podemos projetar para influenciar comportamentos.
Podcast: web.archive.org/web/20150909234151/http://www.muleradio.net/mistakes/105 (Arquivo mp3)

A diferença entre UX design e Web design

Com o surgimento do UX designer, surge a questão: qual a diferença dele/a para um/a  web designer?  
Artigo:
 uxmastery.com/the-difference-between-web-design-and-ux-design

Guarda Chuva de UX

Projetar para a experiência do usuário implica uma série de disciplinas ou especialidades. (Essa parte da lista ainda está bem incompleta, dicas de conteúdos são bem vindas).

PESQUISA COM USUÁRIOS

Métodos de pesquisa

Essa é um lista com os métodos mais indicados para realizar pesquisa com usuários.
Artigo:
 web.archive.org/web/20140612014758/http://muledesign.com/2011/03/designed-with-science-a-bit-about-our-research-methods/

Por que em alguns momentos é melhor não apresentar sua ideia

Rob Fitzpatrick apresenta a ideia de que, validar ideias — principalmente em momentos de maturação — pode ser um engano. Ao invés disso, que tal focar em problemas e, se decidirmos criar alguma solução, um possível comprometimento por parte dos usuários em potencial?
Vídeo:
 videos.theconference.se/rob-fitzpatrick-not-presenting-your-idea

Qualquer pesquisa é melhor do que nenhuma pesquisa

Um post que orienta a melhor forma de fazer pesquisa dada as restrições de tempo que tivermos, além de orientações que temos que ter em mente na hora de fazê-la.
Artigoblog.intercom.io/any-research-is-better-than-no-research

Um guia para conduzir entrevistas com usuários

Esse vídeo demonstra na prática como uma entrevista ou teste pode ser conduzido. 
Vídeo:
 www.youtube.com/watch?v=U9ZG19XTbd4

Formas de comunicar achados de pesquisa

Por mais evidentes que sejam os achados, eles podem não ser óbvios para quem os viu com os próprios olhos. Por isso a necessidade de engajar os stakeholders de maneira mais efetiva (do que com aqueles relatórios que nem são lidos).
Artigo:
 www.epicpeople.org/case-study-in-communication-design

Uma amostra de como dá para criar e compartilhar resultados em um ambiente de desenvolvimento de produto.
Artigo:
 gds.blog.gov.uk/2014/09/03/vertical-campfires-our-user-research-walls/

Exemplos de formulários de pesquisa e recrutamento bem projetados

No meio a tantos formulários online que deduzem mal informações sobre nós e feitos às pressas — hoje não requer muita prática criar um no Google Forms ou Typeform  –, volta e meia dou de cara com alguns que foram projetados com cuidado.
Formulários:
– lulileslie.typeform.com/to/yO02Ua
– docs.google.com/forms/d/1q34apZYkMzqNFdHzwhNkycn_Cj4eAAEzb1X5Fh5zqj0/viewform?c=0&w=1

REDAÇÃO

A importância das palavras na experiência do usuário

A parte textual de uma interface se tornou tão ou mais importante que os elementos visuais. E é um ofício que traz todo um universo consigo.
Artigo: https://medium.com/re-form/what-is-narrative-ux-9400664660af

Seguindo essa mesmo linha, este artigo adverte: “Writing becomes more and more important to our craft“.
Artigo: uxdesign.cc/my-website-is-now-conversational-here-is-what-i-learned-7e943cc6ace0#.lvmsn1y4t

Um guia feito pela equipe do Mailchimp para todos os lugares onde veiculam suas mensagens.
Site: voiceandtone.com

Um estudo de como o tom de voz influencia os usuários.
Artigo: www.nngroup.com/articles/tone-voice-users

Seção com guia de como escrever e se comunicar com usuários, com dos e don’ts.
Página: material.google.com/style/writing.html

Projeto de UX: processos e ferramentas 

Para rodar um projeto pensando em experiência do usuário, você não vai querer reinventar a roda toda vez, certo? A seguir, uma lista de ferramentas utilizadas com frequência por designers, junto ao seu processo mostrado sem mistério.

Definição de problema

Definir bem um problema, como (e se) queremos resolvê-lo, é uma parte fundamental dos processos centrados nas pessoas. O artigo abaixo esmiuça essa etapa detalhadamente.
Artigo:
 hbr.org/2012/09/are-you-solving-the-right-problem

UX Apprentice

Um passo a passo sobre as etapas de definição da UX, com um teste de conhecimento logo em seguida.
Site: www.uxapprentice.com

Style guides

Style guides (ou guias de estilo) são uma forma de dar consistência aos elementos de interface, assim como documentá-los para sua equipe
Site: styletil.es
Guia para criar style-guides: www.nngroup.com/articles/front-end-style-guides
Lightning Design System (style-guide da Salesforce): www.lightningdesignsystem.com
Pattern Library (Mailchimp): ux.mailchimp.com/patterns/forms

UX Project Checklist

Um cheklist bem extensivo com etapas de um projeto de UX.
Checklist: uxchecklist.github.io

Métodos e entregáveis de UX

Um guia com etapas e artefatos gerados em cada um delas. 
Sitefabricio.nu/metodos

Design Process: Double diamond

Um descritivo das etapas porque passamos em um projeto, de forma fácil de visualizar e memorizar.
Artigo: Ver resultados no Google Images

Design Thinking 101

O processo de design explicado para pessoas de qualquer área, vulgo Design Thinking :) 
Artigo:
 www.nngroup.com/articles/design-thinking

Nesse vídeo, Ellen Lupton conta a história de como pensou em uma forma de melhorar a experiência em um hospital, numa amostra clara do que é o design thinking.
Vídeo, aos 01:25: 
vimeo.com/42175536

Um workshop para mapear serviços (e evoluí-los)

Uma ferramenta para destrinchar serviços (digitais ou não) e propor melhorias.
Slides: pt.slideshare.net/zaic/workshop-using-service-blueprinting-to-evolve-services

Mapa de jornada do usuário

Os mapas servem para descrever experiências de forma mais holística, indo além do simples uso ou compra.
Vídeo: vimeo.com/78554759

Como criar um Conceito de Design

Um bom framework para se usar no início de projetos. Você pode começar a pensar em ideias de design muito antes de desenhar algo.
Artigo: www.vanseodesign.com/web-design/design-concept-thoughts

Definindo a sua estratégia de UX

Definir a estratégia de UX é pensar, desde o início da definição de produto, o tipo de experiência que você quer promover, no que vai se diferenciar dos outros etc. 
Resumo visual:
 thiagoesser.com.br/2016/01/07/ux-strategy-o-livro-do-chacal-por-jaime-levy-um-resumo-visual-do-framework

Padrões ou guias de Interface do Usuário (UI)

WEB

Good UI

Uma série de recomendações para interfaces web, esse mundo em constante mudança, às vezes meio sem lei. 
Site:
 goodui.org

Padrões de interface web

Biblioteca de padrões de interface, com exemplos e argumentação do porque usá-los
Sites:
– ui-patterns.com/patterns
– patternry.com/patterns

Formulários

Como desenhar melhores formulários, a partir de uma série de boas práticas já consolidadas. 
Artigo 1:
uxdesign.cc/design-better-forms-96fadca0f49c#.vb20fgk2b
Artigo 2: uxdesign.cc/alternatives-to-placeholder-text-13f430abc56f#.pvdmvqsqn

Mensagens de Erro

Um guia para compor mensagens de erro.
Artigo:
 www.userfocus.co.uk/articles/errormessages.html

Num breve resumo, mostro qual a estrutura que está por trás de mensagens de erro ou alerta.
Resumo visual:
thiagoesser.com.br/2013/07/01/anatomia-de-uma-mensagem-de-erro-ou-alerta

Dark Patterns (Padrões “do mal”)

Agregado de diversos padrões de design que prejudicam propositalmente seus usuários.
Site: darkpatterns.org

Artigo com exemplos de padrões do mal.
Artigo:
 http://www.tableless.com.br/padroes-de-ux-mal

Entrevista mostrando que algumas más práticas são combatidas por lei.
Artigo:
www.90percentofeverything.com/2014/08/26/some-dark-patterns-now-illegal-in-uk-interview-with-heather-burns

MOBILE

Tamanhos das áreas pressionáveis

Sugestões de tamanhos de área pressionáveis em aplicativos mobile.
Artigo: www.lukew.com/ff/entry.asp?1085

Equívocos comuns sobre touch

Artigo sobre como funcionam as áreas pressionáveis em dispositivos móveis, esclarecendo a diferença entre touch targetvisual target, e como podemos evitar erros.
Artigo: www.uxmatters.com/mt/archives/2013/03/common-misconceptions-about-touch.php

Como seguramos dispositivos móveis

A partir de observações de pessoas segurando dispositivos, autor fala sobre as limitações de cada cenário.
Artigo: alistapart.com/article/how-we-hold-our-gadgets

Nativo vs. Web

A diferença entre aplicativos nativos, web ou híbridos, e qual deles escolher se formos criar uma solução.
Artigo: www.nngroup.com/articles/mobile-native-apps

Artigo que faz considerações semelhantes ao artigo acima, um pouco mais a fundo.
Artigo: mobile.smashingmagazine.com/2012/06/18/mobile-considerations-in-user-experience-design-web-or-native/

Guidelines iOS (Apple)

Site com princípios e recomendações feitas por designers da Apple.
Site: developer.apple.com/ios/human-interface-guidelines

Guidelines Windows

Recomendações e documentação para todas interfaces Windows (mobile e outros dispositivos).
Site: developer.microsoft.com/en-us/windows/design

Material Design (Android/Google)

Princípios de design aplicados a produtos ligados ao ecossistema do Google, como o Android. Se aplica a todos os dispositivos.
Site: material.google.com

As diferenças entre sistemas operacionais mobile

“Entenda porque seu aplicativo de Android não deve ser igual ao de iPhone”: essa diferença era mais gritante há um tempos atrás, mas a discussão continua válida.
Slides: pt.slideshare.net/hperticarati/contexto-e-familiaridade-porque-apps-de-android-no-devem-ser-iguais-aos-de-iphone

Esse outro artigo levanta a mesma bandeira.
Artigo: medium.com/@michalacler/hey-designers-theres-a-thing-called-guidelines-94d43d5daf75#.oxw5eatjb

Responsive News BBC

Projeto para tornar o site da BBC completamente responsivo.
Site: responsivenews.co.uk/

Tabelas responsivas

Possíveis soluções responsivas para dados tabulares.
Artigo: 
www.maxdesign.com.au/2013/03/22/simple-responsive-table/

Tudo é um remix

Nada se cria, tudo se copia?
Vídeo: 
vimeo.com/81745843

TV

Apresentação sobre padrões de navegação para TVs (ainda num momento sem muitas Smart TVs).
Slides:
 http://www.slideshare.net/rquaresma/tv-interatividade-9887494

Estudo sobre interface e interações em TVs.
Apresentação: www.behance.net/gallery/TVDi-Interactions-Studies/5868713

Princípios Universais de Design

Princípios são como os guidelines, só que menos prescritivos e mais universais — se aplicam às várias disciplinas de design.

Principles of User Interface Design

Princípios para UI Design, mas que podem ser usados de forma ampla.
Site: bokardo.com/principles-of-user-interface-design/

Design Principles

Princípios de design escritos pela esquipe do governo britânico.
Site: https://www.gov.uk/design-principles

Mitos de UX

Mitos servem para reforçar os princípios de design, cuja finalidade principal é derrotar os primeiros.
Site: uxmyths.com

Fundamentos do Design

Esse curso aborda os princípios universais básicos do design.
Curso: www.codeschool.com/courses/fundamentals-of-design

UX para e-commerce

E-Commerce Usability Research
baymard.com

E-Commerce Search Usability (específico sobre Busca)
baymard.com/research/ecommerce-search

6 Mobile Checkout Usability Considerations (específico sobre Checkout)
baymard.com/blog/mobile-checkout

The anatomy of a credit card payment form
gabrieltomescu.com/blog/2015/6/27/anatomy-of-a-credit-card-form

User Experience Impacts on eCommerce
medium.com/@LetsAlign/user-experience-impacts-on-e-commerce-a5a953eb76e6#.7i5zbexsg

Topic: E-commerce (Nielsen Norman Group)
www.nngroup.com/topic/e-commerce

Ten Requirements For Making Home Page Carousels Work For End Users (If Needed)
www.smashingmagazine.com/2016/07/ten-requirements-for-making-home-page-carousels-work-for-end-users

Livros

Minhas leituras 
locomotivo.com.br/tag/livros

Minha conta no instagram (onde posto fotos de livros que leio)
instagram.com/thiagoesser

The Only UX Reading Ever
medium.com/@span870/the-only-ux-reading-list-ever-d420edb3f4ff

Don’t make me think
www.sensible.com/dmmt.html

Rocket Surgery made easy
www.sensible.com/rsme.html

O Design do dia-a-dia
www.saraiva.com.br/o-design-do-dia-a-dia-1563428.html

Design is a Job
www.abookapart.com/products/design-is-a-job

Guia para projetar UX
www.saraiva.com.br/o-guia-para-projetar-ux-2858799.html

Designing the Editorial Experience + Conversations with students
instagram.com/p/uJEjF5uLvd

The Sketchnote Workbook
locomotivo.com.br/2014/10/29/to-dentro-the-stechknote-workbook-do-mike-rohde-im-in-the-stechknote-workbook-by-mike-rohde/

The UX guide book for Product Managers
instagram.com/p/rr1lFMuLrF

Designing for emotion
instagram.com/p/qRvGoCOLmg

Change by design
instagram.com/p/ns_L4GOLnL

Gestão Estratégica do Design
instagram.com/p/nQpoLLuLqn

Grouped
instagram.com/p/a8swACuLry/

Grids + Layout + Design Th!nking
instagram.com/p/YDMBbeuLl0

Chief Culture Officer (CCO)
instagram.com/p/Ud5v1AuLs5

Direto ao ponto
leanpub.com/diretoaoponto

Design de Interação
– instagram.com/p/xuY_2POLgu/
– books.google.com.br/books?id=d_s4AgAAQBAJ&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false

Gestão do Design
instagram.com/p/xuYoRSOLv4/

Vamos fazer Design de Interação?
designdeinteracao.com.br/wp/wp-content/uploads/2013/10/vfdi.pdf

The Biggest list of 35 FREE UX Books
www.keepitusable.com/blog/?p=2291

 

(Foto: santea on flickr)

Grace Bonney (@designsponge) has shown in this poscast episode a ridiculously easy way to inspire yourself and work on new contents for the online and print world altogether. Sure, in the end you still has to create the texts/videos/images, but once you have this “content boxes” (how she calls it), there’s no mistery at all.

I found it so easy to grasp that I decided to put it all in the A5 format bellow, resumed in an sketchnote format, so you can print it or have it always accessible in your bookmarks.

To hear the podcast How to Create Content for the New Online World and read the resume:

  1. Open the audio file in another window.
  2. Click on the following image to enlarge it.

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If you use this material for your own purposes, please consider linking back to this post using this shortlink: bit.ly/content-online

Com essas notas visuais eu fiz minha apresentação sobre Pensamento Visual na ultima quarta-feira dentro do Agile Clinic, uma iniciativa dos coachs Agile do Sicredi, aqui em Porto Alegre.

Um público bem diversos e interessado estava lá para acompanhar a 1h30min de apresentação e perguntas.
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I had a great time going to Helsinki this past March to exchange some ideas with designers from all over the world at Interaction 16, the IxDA global conference.

Part of it was the awesome opportunity of talking at the campfire stage, a rather informal and warm place to be :)

This is the result of Design as the the art of materializing business decisions in full HD. Enjoy!

Video

Slides

Fotos

Some photos taken by the organization.
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Alergia à proteina do leite da vaca (APLV) é uma reação diferente da intolerância à lactose (IL). A APLV dá mais em bebês e crianças, a IL é mais comum em adultos e idosos. A APLV pode ter sintomas digestivos, cutâneos, respiratórios, dentre outros. A IL se restringe e sintomas intestinais.

Apesar de não ter nenhuma das duas, aprendi a detectar o leite de vaca nas suas mais diversas formas, como essas que mostro no desenho.

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Clique na imagem para ampliar e imprimir.

Para quem tem uma questão assim, em si ou na família, essas figuras podem ajudar nas idas a restaurantes ou para informação aos cuidadores de crianças.

No livro UX Strategy, a autora propõe um framework pra implementar uma visão de produto digital focada na experiência do usuário (UX).

As técnicas em si podem não ser novas, mas a forma como são concatenadas dão a impressão de que você não precisa de uma condição especial para pô-las em prática, como uma faixa preta em UX ou uma equipe de UX de 10 pessoas.

Realmente encorajador. Isso porque Jayme Levy acredita numa pegada enxuta (lean), com pesquisa de guerrilha e baseada em experimentos (acompanhados de métricas).

Fiz um esquema visual de cada um dos passos sugeridos, essa primeira versão em inglês.

UX Strategy, fluxogram in EN
Clique na imagem para ampliar e imprimir à vontade :)

E depois, uma segunda versão em português simplificada.

UX Strategy, um fluxograma em PT-BR
Clique na imagem para ampliar e imprimir à vontade :)

Vale a pena ler o livro para entrar nos detalhes da aplicação de cada passo, mas com esse resumo você já consegue ter uma ideia.

[Update em 07/01/2016]: A autora do livro curtiu o resumo.

[Update em 08/01/2016]: Um link de várias ferramentas que auxiliam a geração de ideias, criação de protótipos, validação, dentre outras coisas: startupstash.com (thanks Pedro Belleza).

(All photos from pedrobelleza on Instagram)

Todo se mezcló en tres lengua lá última semana. Yo personalmente creo que no hay eso de “hablar correcto”. Lo que hay és buena comunicacion … o no (y alguna comunicacion siempre hay).

Lo que importa, en un evento como Interaction South America (ISA) son las charlas. No solo los keynotes. No solo las charlas professionales o academicas, pero las charlas en los almuerzos, en los happy hours.

La experiencia de sacarse de tu ciudad (se todavia no sois de Córdoba, como es mi caso) es la experiencia de sacarse de tu mundo. Mesmo que sea para percibir que los mundos se parecem. O mismo que sea para percibir, “vivo en un buen mundo”. Algunos ajustes a hacer, pero puedo decir: “estoy en mi lugar, el lugar donde devo (y quiero) estar”.

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One thing for sure: we ARE walking, we are moving. I got my butt out of the seat, I invested some time, money, energy. What for? Did I come here to get my buddies approval? “Ok, Thiago, you now have an ISO 9001 from your colleagues, go on”.

No, I don’t think so. But we have to find our place in the world. Are my problems interesting of talking about? Are my sollutions smart enough? Where I am, in space and time?

É por isso que não aposto todas minhas fichas nas palestras principais. Eu presto boa atenção aos keynotes, mas não espero que vão salvar minha vida ou minha alma.

Eles podem ser mais aspiracionais, estratégicos ou táticos. Precisamos dos três. Hora mais de um, hora mais de outro. Dos três, em algum grau, quase todo tempo. Quem espera um só tipo, geralmente se frustra.

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Por falar nisso, depois de ver e ouvir os keynotes desse ano, tive a sensação de que foram mais numa linha aspiracional/estratégica. O relato fala a fala deixo para alguém que tenha mais essa veia (como esse post no Ship It!, esse no Blog de AI, esse no UX.Blog ou esse outro no também no UX.Blog ou esse no Ideia de Marketing ou esse aqui no blog do proto.io). A parte mas tática ficou com as charlas do dois primeiros dias, por supuesto. Mas de novo: cada um teve (e ainda tem) que salvar sua alma por conta própria.

Até momentos como os de salas lotadas ou confusões na hora de pagar a conta do restaurante — 20 pessoas numa mesa — nos ensinam algo. Somos capazes, como comunidade, de nos auto-organizar? Por mais que tenha um staff, voluntários, sponsors… o ISA é um evento de comunidade, e esse caráter deve ser preservado, no meu ver. O que não se gosta, critica-se na hora. Tenta-se uma solução em tempo real. Não deu? Paciência.

Isso dito, a organização do ISA 15 foi impecável.

Y en suma, lo que tengo a decir: No es sobre sentarse y ver charlas passivamente. It´s about connecting your knowledge with other people knowledge. É sobre construir um conhecimento que faça sentido para você e para um grupo. Para não perder a oportunidade de usar uma vez mais a nossa palavra mágica: um evento assim é toda uma experiência.

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