Sobre

Sou Thiago Esser. Vivo e trabalho em Porto Alegre, no sul do Brasil.

Auto como consultor em UX/Interaction Design e sou sócio da Wildtech, dedicando-se no momento ao mundo de e-commerces. Acredito que a abordagem centrada em humanos — o que também inclui os humanos de dentro das empresas — está mudando a nossa forma de descobrir e desenvolver produtos, e por esse causa tenho advogado.

Trabalho com Design para mídias digitais há 14 anos e tenho formação em Publicidade, Artes Visuais e Gestão de Projetos. Sou do perfil generalista, capaz de meter a “mão na massa” quando há a necessidade, mas também de manter uma visão global dos produtos e projetos com que trabalho.

Iniciei na área educacional como professor da UXniversity, uma iniciativa pessoal de espaço dedicado a estudar o Design contemporâneo, em especial as práticas voltadas para as pessoas (UX, ou Experiência do Usuário). Mais tarde expandi isso como um dos criadores da UXConfBR, que todo ano junta profissionais brasileiros que vivem no Brasil ou espalhados pelo mundo.

Compartilho minhas idéias aqui no blog desde 2009 e em 2014 lancei um ebook, Design para a Experiência do Usuário: Alguém está fazendo isso por você – disponível gratuitamente para download, com mais de 4 mil downloads. Em 2016, fui eleito o profissional do ano na categoria de UX no 1° Prêmio ABRADi-SP Profissional Digital.

Fique à vontade para entrar em contato e falar sobre qualquer um desses assuntos.

Encontre-me também aqui:
 Twitter | LinkedIn | Facebook | Instagram | Slideshare

esser4

.

Portfólio

Uma amostra representativa de projetos em que trabalhei.

Projetos recentes na EZ Commerce

Reference Store: elaboração de um template que agiliza o trabalho de agências digitais que utilizam plataformas de e-commerce para construir lojas online. Trabalhei no inventário de todos elementos possíveis e construí uma espécie de “bootstrap para e-commerce”.

Omnichannel: definição da estratégia de UX para uma ferramenta de venda assistida, que permitiu à EZ Commerce ganhar participação em 100% das transações de alguns lojistas (o que antes ficava restrito somente ao e-commerce). Participei da concepção inicial e criação do protótipo que permitiu à empresa captar recursos para a realização do projeto.

Easy checkout (redesign)

A plataforma de e-commerce da EZ Commerce conta com mais de 400 clientes dos mais diversos cenários. Redesenhamos todo o processo de checkout, e o produto disso chamamos de Easy Checkout.

Meu envolvimento foi desde a concepção, passando pela prototipação em diversos níveis, pela condução de testes e pelo acompanhamento de métricas de desempenho. Na média, o novo checkout trouxe uma melhoria de 30% na taxa de conversão comparado à versão anterior.

Redesign do uMov.me

O uMov.me é uma plataforma que permite às empresas gerenciarem os mais diversos tipos de processos (logística, vendas, pesquisas…), a partir de dados coletados via dispositivos móveis. A solução para cada cliente — fluxos, tarefas, identidade visual — pode ser customizada via interface web/desktop.

Estive envolvido principalmente com o redesenho da interface (Android, iOS, Windows Phone e versão web); mudanças na arquitetura de informação do produto; pesquisa com usuários; condução de dinâmicas voltadas a UX (ver exemplo abaixo).

Nesse vídeo, Daniel Wildt (CTO) explica a dinâmica que rodamos para mapear a experiência dos nossos clientes/usuários (customer journey map): www.youtube.com/watch?v=qvZLN9VUVbQ

Jornal Zero Hora (Grupo RBS)

No período em que trabalhei com o time da ZH digital, fui responsável pelo design visual de seções especiais; por melhorias na arquitetura de informação e design de interação dos produtos do jornal; pelo levantamento de necessidades dos usuários.

Apresentações sobre Design para a Experiência do Usuário (UX Design) e afins

Além das cursos que tenho dado pela UXniversity e Wildtech, você pode ler o que tenho escrito aqui no blog com a tag user experience (UX) ou ver as minhas apresentações, como essa abaixo no Interaction 16, em Helsinque.

Pensamento Visual (Visual Thinking)

Utilizo o desenho como ferramenta para comunicar idéias e contar histórias, vinculadas ao design ou não. Um deles foi incluído no livro sobre sketchnotes do Mike Rohde (ilustrou os livros da 37 Signals).

A toda hora posto meus trabalhos aqui ou na minha conta do Instagram, eis mais uma amostra.

.

Habilidades:

  • Desenhar interfaces: Mobile + Web
  • Definir estrutura e fluxo de aplicações: Design de Interação + Arquitetura de Informação
  • Levantar necessidades de usuários: Pesquisa com Usuários + Testes de Usabilidade + Personas + Jornada do Consumidor + Priorização de Funcionalidades – Facilitação em todas essas
  • Pensar estrategicamente: De que forma definições de UX podem alavancar produtos como um todo?
  • Representar idéias visualmente: Sketchnotes + Pensamento Visual
  • Dialogar com desenvolvedores de software: HTML + CSS + Trabalhar em par

.

Recomendações

Retiradas do meu perfil no LinkedIn:

“Trabalhar com o Thiago é fácil, pois se trata de um profissional competente, experiente e criativo. Também acho importante citar a forma colaborativa como o Thiago procura trabalhar, e a comunicação NÃO violenta sempre usada por ele. Resumindo: O Thiago é um baita profissional, e faz a diferença nos projetos em que trabalha!” – Rafael Helm

“Thiago sempre demonstrou-se responsável e comprometido em todas atividades que desempenhamos juntos. Independente de briefings abertos ou extremamente detalhados, sempre contribuiu com uma visão crítica, profissionalismo e muita criatividade ao executar suas atividades, resultando sempre em satisfação dos clientes e ótimos resultados, como pode ser observado em seu portfólio.” — Jeferson Montanha

“Thiago é um profissional dedicado o qual busca sempre novas ideias e inovação. Aceita muito bem feedbacks direcionados ao seu trabalho e busca sempre a excelência e a melhoria de suas ações contribuindo para as equipes e as atividades onde se engaja.” — Dionis Tavares

“O Thiago é um cara super extrovertido, alto astral uma pessoa muito boa de se trabalhar, sempre disposto a ajudar em qualquer dúvida, e um profissional muito adaptável com as rotinas do dia a dia.” — Lukas Cardoso

“O Thiago é um profissional competente com uma capacidade de criatividade muito grande, trabalhei junto a ele em alguns projetos web. Além do design, faz o possível para a interface ficar mais rica, acessível e legível a todas as pessoas que forem usar, além de acompanhar o mundo moderno do HTML5 e CSS3.” — Raul Gonzales

“Excelente profissional. Muito criativo e sabe trabalhar em equipe.” — Paulo Pinheiro

“Thiago tem muita iniciativa, e inventivo e excelente colega de trabalho.” — Evandro Alves

“Trabalhei com o Thiago na Imarketing (2003-2005). Suas iniciativas positivas, seu bom gosto, talento, dedicação, e em especial sua insaciedade pelo aprendizado, já eram marcantes ao então jovem designer. Seu desempenho proporcionou ótimos resultados a empresa, tanto quanto menções elogiosas de inúmeros clientes.” — Felipe Henz Splitt